Etecetera20.06.2012

Uma visão diferente sobre o universo Barbie

A boneca Barbie é considerada por muitos o marco inicial da menina rumo à maturidade. Nessa idade, a garota se espelha na boneca para se tornar uma mulher moderna, atraente e segura de si.

20_barbie_sexo

E essa imagem da “mulher ideal” não escapou das subversivas lentes da fotógrafa canadense Mariel Clayton, que despeja toda a sua crítica (e ódio) em forma de fotografias que retratam a Barbie em temas adultos, como: sexo, escravidão, assassinato e suicídio.

20_barbie_a_la_dexter

E Mariel justifica seu ódio contra a boneca loira de pernas longuilíneas:

Porque eu odeio a Barbie. Eu não gosto do estereótipo da “mulher ideal” que não se encaixa na imagem da mulher atual. Você não será uma Barbie sem um oceano de água oxigenada, 27 cirurgias plásticas e uma completa falta de inteligência, e me irrita o fato deste ser o brinquedo escolhido por muitas mulheres para presentear as suas filhas.

Pelo menos os brinquedos dos meninos como GI Joe (Comandos em Ação) e Action Man, são personagens que têm profundidade, personalidade e objetivo, digno de histórias imaginárias. Barbie não tem nada, exceto roupas e “ser uma menina”, mas o que é ser uma menina? Seria ser alguém sem sal e com peitos chegando aos ouvidos? Será que viver na cozinha ou trocar de roupas pela enésima vez faria Ken achá-la mais bonita e atraente?

Veja mais sobre o trabalho de Mariel Clayton e “suas” Barbies

Sobre mim? Nada de mais.

Eu sou o Kan – já fui chamado de Gafanhoto em outros tempos -, mas não espere uma grande introdução sobre mim aqui. Honestamente, não acho que tenha nada muito relevante para compartilhar.

Só quero deixar bem claro o seguinte:

Este blog existe basicamente para arquivar coisas que acho interessantes. Algo que pode me ser útil no futuro. E, claro, também para testar algumas idéias e experimentos.

Não escrevo para você, nem para virar influencer (hmm… não mesmo!). Por isso, sem comentários, sem interações.

Se quiser ler, fique à vontade. Só não vale julgar. Certo?

Flw!

Kan