Etecetera23.05.2008

Problemas ao encontrar um estagiário

Como alguns sabem, estou procurando alguns estagiários para compor o corpo produtivo da Citrus7 e na última quarta-feira entrevistei 3 candidatos.

É claro que a falta de conhecimento técnico não me surpreendeu, afinal, estou procurando um estagiário com sede de aprender mais sobre o desenvolvimento web e não um profissional gabaritado (quem dera fosse possível!).

Não foi a primeira vez que entrevistei pessoas para um cargo, mas mesmo assim, não paro de me surpreender com os candidatos que aparecem. O que realmente me deixou de queixo caído foi a falta de – como poderia dizer – preparação para o mercado e até mesmo para uma entrevista.

Quando estudei na Escola SENAI de Artes Gráficas Theobaldo De Nigris – no curso técnico – tive diversas aulas que orientavam o que o aluno deve fazer para se manter vivo no mercado profissional e, principalmente, cuidados ao participar de uma entrevista.

Foi perguntado aos candidatos, que publicação profissional costuma ler, somente um dos candidatos citou uma publicação – que não era diretamente ligada à área – e mesmo assim demonstrou não conhecer a revista profundamente.

Como a vaga era relacionada à criação, foi perguntado ao candidato quais as referências artísticas consultavam – algo do tipo livros de design, exposições e até mesmo quadrinhos (sem menosprezar) – todos titubearam, deram voltas e mais voltas, mas não souberam dizer o nome de um único artista.

Um candidato citou que acompanhavam mangás – até que eu conheço bem o assunto – perguntei a ele quais eram os títulos, citou somente os mais consagrados (Dragon Ball e Cavaleiros do Zodíaco) e mesmo assim não soube citar o nome dos artistas e nem ao menos diferenciar a arte das duas obras.

Em relação à apresentação para a entrevista não houve muitas surpresas, mas em um faltou um pouco de cuidado com o visual e em outro candidato faltou um pouco mais de comunicação.

Hoje, sexta-feira, terei mais alguns candidatos a serem avaliados e ainda tenho esperança de encontrar um candidato “iluminado”… heheheh…

Sobre mim? Nada de mais.

Eu sou o Kan – já fui chamado de Gafanhoto em outros tempos -, mas não espere uma grande introdução sobre mim aqui. Honestamente, não acho que tenha nada muito relevante para compartilhar.

Só quero deixar bem claro o seguinte:

Este blog existe basicamente para arquivar coisas que acho interessantes. Algo que pode me ser útil no futuro. E, claro, também para testar algumas idéias e experimentos.

Não escrevo para você, nem para virar influencer (hmm… não mesmo!). Por isso, sem comentários, sem interações.

Se quiser ler, fique à vontade. Só não vale julgar. Certo?

Flw!

Kan