Viagens02.01.2012

Natal/RN: Fortaleza dos Reis Magos

Fortaleza dos Reis Magos - Vista Aérea

A Fortaleza do Reis Magos – ou Forte dos Reis Magos, como também é conhecida – é uma das opções de passeio que você pode fazer em Natal/RS.

Construída em 6 de janeiro de 1598 pelos portugueses, para proteger a costa das invasões dos franceses que traficavam o pau-brasil na época. Enfim, se quiser saber mais sobre a história desta fortaleza, recomendo que visite este link da Wikipédia. Hoje a Fortaleza dos Reis Magos funciona como um museu que retrata um importante marco da História do Brasil.

Planta da Fortaleza dos Reis Magos

O passeio

Com um táxi é fácil e rápido para chegar à Fortaleza dos Reis Magos. No local, além da bilheteria, há algumas barracas que vendem o artesanato local – mas são produtos que poderão ser encontrados em diversos pontos da cidade, então podem deixar pra comprar posteriormente.

03_fortaleza_reis_magos_trilha

Basta comprar o ingresso (R$ 3,00 inteira ou R$ 1,50 para estudantes) e caminhar uns 800 metros até a entrada da fortaleza.

A Fortaleza dos Reis Magos não é lá muito grande, o passeio inteiro deve durar em torno de 40 minutos a 1 hora. Os pontos de destaques da fortaleza são os seguintes:

  • O caminho estreito até a entrada da fortaleza, que cruza o rio Potenji, possui uma bela vista do rio e da Ponte Newton Navarro
  • Na entrada se localiza o Marco do Descobrimento do Brasil, com brasão da coroa de Portugal esculpida em pedra
  • Na centro da fortaleza há uma capela com a imagem dos Magos Gaspar, Belquior e Baltasar, doada pelo José I de Portugal (1750-1777).
  • As dependências da fortaleza mais interessantes são: residência do Capitão-Mor, a sala do comando geral e o alojamento do comando, todas com alguns móveis da época. As demais salas são utilizadas para: uma lanchonete, loja de artesanato e divulgação dos eventos culturais Potiguar.
  • Na parte superior, há uma vista belíssima do Rio Potenji e da ponte Newton Navarro. Há também os canhões originais da fortaleza, todos apontados para direções estratégicas do rio.

Enfim é um passeio bem interessante, mas também é bem curto, por isso aconselho a planejarem um outro passeio seguido deste.

Sobre mim? Nada de mais.

Eu sou o Kan – já fui chamado de Gafanhoto em outros tempos -, mas não espere uma grande introdução sobre mim aqui. Honestamente, não acho que tenha nada muito relevante para compartilhar.

Só quero deixar bem claro o seguinte:

Este blog existe basicamente para arquivar coisas que acho interessantes. Algo que pode me ser útil no futuro. E, claro, também para testar algumas idéias e experimentos.

Não escrevo para você, nem para virar influencer (hmm… não mesmo!). Por isso, sem comentários, sem interações.

Se quiser ler, fique à vontade. Só não vale julgar. Certo?

Flw!

Kan