Etecetera17.05.2008

MSN ou GTalk no seu site

Uma discussão muito interessante surgiu na lista ArqHP, na qual participo como ouvinte. A questão era como inserir um chat dentro de um site utilizando o MSN Messenger.

Segue abaixo as soluções apresentadas:

API do Windows Live Messenger

A primeira opção é estudar a documentação da API do Windows Live Messenger, cujo principal destaque é o IM Control que serve justamente para este fim.

sendMsg – classe PHP

Uma opção bem interessante, porém, possui alguns bugs no trabalho com sessões. Talvez as versões futuras estejam mais completas e funcionais.

Mas quem quiser testar, segue o link.

Agora abaixo vou listar algumas soluções um pouco mais prontas:

Windows Live Messenger WebSettings

No endereço, digite as informações do login que vai receber as mensagens. Clique na opção “Permitir que as pessoas vejam o seu status do Messenger em sites e enviem mensagens para você” e clique para salvar.

Logo no menu direito, clique na opção Criar HTML e escolha qual o modelo que deseja adotar no seu site. Gere o código e cole no seu site.

Plugoo ou Meebo Me Widget

Tanto o Plugoo, quanto o Meebo Me utilizam o conceito de widgets – que permite que sejam inseridos no site facilmente, mas não é possível fazer muita personalização.

GTalk no seu site

Essa opção também é bem legal. Muito semelhante ao site ao Windows Live Messenger WebSettings, porém ao invés de utilizar a plataforma do Messenger, utiliza ao do GTalk.

Sobre mim? Nada de mais.

Eu sou o Kan – já fui chamado de Gafanhoto em outros tempos -, mas não espere uma grande introdução sobre mim aqui. Honestamente, não acho que tenha nada muito relevante para compartilhar.

Só quero deixar bem claro o seguinte:

Este blog existe basicamente para arquivar coisas que acho interessantes. Algo que pode me ser útil no futuro. E, claro, também para testar algumas idéias e experimentos.

Não escrevo para você, nem para virar influencer (hmm… não mesmo!). Por isso, sem comentários, sem interações.

Se quiser ler, fique à vontade. Só não vale julgar. Certo?

Flw!

Kan