Webdev04.01.2008

Empacotando o seu JavaScript

Nunca se usou tanto JavaScript na criação de site, principalmente com o surgimento de frameworks, como o JQuery e, com isso, uma das técnicas que estão ganhando popularidade é o empacotamento (packing) dos scripts para o ganho de performance para o visitante do site e a economia de banda para o proprietário do site.

No mercado há duas ferramentas populares, o JSMin que remove os espaços, comentários e quebra de linhas. O outro é o Packer criado por Dean Edwards, que é largamente utilizado pelos fãs de JQuery devido a sua alta compressão.

Só uma observação a respeito do Packer, para que o script funcione corretamente após o “packing” ele precisa estar escrito corretamente, por isso recomendo que utilize a ferramenta online de validação JSLint antes de empacotar o seu script.

Sobre mim? Nada de mais.

Eu sou o Kan – já fui chamado de Gafanhoto em outros tempos -, mas não espere uma grande introdução sobre mim aqui. Honestamente, não acho que tenha nada muito relevante para compartilhar.

Só quero deixar bem claro o seguinte:

Este blog existe basicamente para arquivar coisas que acho interessantes. Algo que pode me ser útil no futuro. E, claro, também para testar algumas idéias e experimentos.

Não escrevo para você, nem para virar influencer (hmm… não mesmo!). Por isso, sem comentários, sem interações.

Se quiser ler, fique à vontade. Só não vale julgar. Certo?

Flw!

Kan