As pequenas empresas têm um grande potencial para fazer frente às grandes
Hoje fui buscar um óculos escuros graduados, que havia encomendado para uma viagem, e uma série de acontecimentos em torno desta compra me fizeram refletir sobre as possibilidades que pequenas empresas possuem para enfrentar as grandes.
Antes, deixe-me contar uma pequena estória: eu irei viajar neste final de semana para Natal/RS e lembrei que precisava comprar um óculos escuros para levar na viagem, porém, por causa do astigmatismo e miopia que possuo, precisava de um óculos escuros graduados. E para minha aflição, estava a menos de duas semanas da viagem e haviam os recessos que antecedem o Natal e o Réveillon.
Lembrei de uma ótica que fica próxima da minha casa – na região da Bela Vista -, mas como já havia passado do horário comercial, resolvi passar no shopping e ver quais seriam as opções de preço e prazo.
Fui em duas lojas de redes bem conhecidas: a Mitani e a Fotótica. Nestas lojas, me apresentaram modelos muito bons, porém os preços estavam um pouco salgados e os prazos extrapolavam e muito da data da viagem (em média de 15 dias úteis).
Enfim, no dia seguinte fui à ótica do bairro, Ótica Japurá, que conheço (e sou cliente) desde que me mudei para o bairro (há uns 10 anos). Na loja, não haviam muitos modelos – se comparado às lojas de shopping – porém havia muita vontade no atendente em encontrar o modelo que pudesse me satisfazer.
Fiquei em torno de uns 45 minutos, mas não apenas esperando encontrar o óculos, obtive dicas de como cuidar dos óculos, quais as características que devo atentar ao escolher o modelo – principalmente por ser oriental – e, é claro, informações sobre o preço e o prazo de entrega. O preço achei que foi o justo e o prazo que me foi dado era de apenas 3 dias úteis para a troca das lentes. Fiz a compra e fiquei satisfeito, agora só restava aguardar a entrega prevista para a próxima quarta-feira.
E hoje (terça) durante a almoço, recebi a ligação de que os óculos já estavam prontos para serem retirados. Fui diretamente à loja e, mesmo tendo esquecido o recibo, me entregaram a encomenda pois já me conheciam. O atendente me passou mais algumas informações de como cuidar das lentes, principalmente, por que iria usá-los no litoral.
Saí da loja e comecei a refletir sobre os fatores que me deixaram bem satisfeitos com a compra que fiz. E analisei também algumas ações já feitas pela Ótica Japurá, que parece cumprir o bê-a-bá corretamente:
- Possui um website institucional
- Anuncia periodicamente nas publicações do bairro
- Patrocina eventos locais, como: festas, encontros, etc
- Possui uma comunicação visual bem aplicada, seja em estojos, embalagens, cartões, etc
Mas foram outros fatores que, para mim, foram fundamentais para a segurança e boa impressão nesta compra:
- Já era cliente da Ótica e sempre fui bem atendido, principalmente, quando o assunto era o conserto/manutenção dos óculos
- Todo o cuidado no atendimento personalizado, pois mesmo com a entrada de outros clientes, a atenção do atendente comigo era constante
- Respeito com o prazo e a preocupação em me avisar da chegada do produto, mesmo antes do prazo
- Os funcionários estavam muito bem informados sobre os produtos e sabiam explicar, em detalhes, sobre as características e o modo de usá-los adequadamente
Enfim, investir em um atendimento personalizado e nos pequenos detalhes que fazem parte dele pode ser uma boa estratégia, até mesmo para utilizar no mercado digital, onde a concorrência com os grandes players é muito maior.