Negócios27.12.2011

As pequenas empresas têm um grande potencial para fazer frente às grandes

Este é o óculos que comprei para a viagem

Hoje fui buscar um óculos escuros graduados, que havia encomendado para uma viagem, e uma série de acontecimentos em torno desta compra me fizeram refletir sobre as possibilidades que pequenas empresas possuem para enfrentar as grandes.

Antes, deixe-me contar uma pequena estória: eu irei viajar neste final de semana para Natal/RS e lembrei que precisava comprar um óculos escuros para levar na viagem, porém, por causa do astigmatismo e miopia que possuo, precisava de um óculos escuros graduados. E para minha aflição, estava a menos de duas semanas da viagem e haviam os recessos que antecedem o Natal e o Réveillon.

Lembrei de uma ótica que fica próxima da minha casa – na região da Bela Vista -, mas como já havia passado do horário comercial, resolvi passar no shopping e ver quais seriam as opções de preço e prazo.

Fui em duas lojas de redes bem conhecidas: a Mitani e a Fotótica. Nestas lojas, me apresentaram modelos muito bons, porém os preços estavam um pouco salgados e os prazos extrapolavam e muito da data da viagem (em média de 15 dias úteis).

Enfim, no dia seguinte fui à ótica do bairro, Ótica Japurá, que conheço (e sou cliente) desde que me mudei para o bairro (há uns 10 anos). Na loja, não haviam muitos modelos – se comparado às lojas de shopping – porém havia muita vontade no atendente em encontrar o modelo que pudesse me satisfazer.

Fiquei em torno de uns 45 minutos, mas não apenas esperando encontrar o óculos, obtive dicas de como cuidar dos óculos, quais as características que devo atentar ao escolher o modelo – principalmente por ser oriental – e, é claro, informações sobre o preço e o prazo de entrega. O preço achei que foi o justo e o prazo que me foi dado era de apenas 3 dias úteis para a troca das lentes. Fiz a compra e fiquei satisfeito, agora só restava aguardar a entrega prevista para a próxima quarta-feira.

E hoje (terça) durante a almoço, recebi a ligação de que os óculos já estavam prontos para serem retirados. Fui diretamente à loja e, mesmo tendo esquecido o recibo, me entregaram a encomenda pois já me conheciam. O atendente me passou mais algumas informações de como cuidar das lentes, principalmente, por que iria usá-los no litoral.

Saí da loja e comecei a refletir sobre os fatores que me deixaram bem satisfeitos com a compra que fiz. E analisei também algumas ações já feitas pela Ótica Japurá, que parece cumprir o bê-a-bá corretamente:

  • Possui um website institucional
  • Anuncia periodicamente nas publicações do bairro
  • Patrocina eventos locais, como: festas, encontros, etc
  • Possui uma comunicação visual bem aplicada, seja em estojos, embalagens, cartões, etc

Mas foram outros fatores que, para mim, foram fundamentais para a segurança e boa impressão nesta compra:

  • Já era cliente da Ótica e sempre fui bem atendido, principalmente, quando o assunto era o conserto/manutenção dos óculos
  • Todo o cuidado no atendimento personalizado, pois mesmo com a entrada de outros clientes, a atenção do atendente comigo era constante
  • Respeito com o prazo e a preocupação em me avisar da chegada do produto, mesmo antes do prazo
  • Os funcionários estavam muito bem informados sobre os produtos e sabiam explicar, em detalhes, sobre as características e o modo de usá-los adequadamente

Enfim, investir em um atendimento personalizado e nos pequenos detalhes que fazem parte dele pode ser uma boa estratégia, até mesmo para utilizar no mercado digital, onde a concorrência com os grandes players é muito maior.

Sobre mim? Nada de mais.

Eu sou o Kan – já fui chamado de Gafanhoto em outros tempos -, mas não espere uma grande introdução sobre mim aqui. Honestamente, não acho que tenha nada muito relevante para compartilhar.

Só quero deixar bem claro o seguinte:

Este blog existe basicamente para arquivar coisas que acho interessantes. Algo que pode me ser útil no futuro. E, claro, também para testar algumas idéias e experimentos.

Não escrevo para você, nem para virar influencer (hmm… não mesmo!). Por isso, sem comentários, sem interações.

Se quiser ler, fique à vontade. Só não vale julgar. Certo?

Flw!

Kan