Quem administra fóruns online deve saber que as mensagens comerciais não autorizadas, o SPAM, têm crescido consideravelmente nos últimos meses e para removê-las é uma tarefa árdua.

Este texto foi feito em 2012, mas resolvi escrever este “adendo” apenas para dizer que o fórum do EIAS continua firme e forte ainda em 2018. Sem nenhum problema.

Como funciona o SPAM nos fóruns

Tal ação é realizada por alguns usuários e empresas – os spammers -, que se valem de recursos e má fé para conseguir postar mensagens com links apontando para suas páginas, com o intuito de gerar mais relevância para o SEO desta página.

Os spammers se utilizam de robôs muito bem programados, que automatizam o processo de criar usuários – realizando até mesmo a confirmação de e-mails e burlando o sistema de captcha – e publicar mensagens com apelos comerciais.

Como resolver o SPAM nos fóruns

Nos últimos dias, tive de lidar com o problema no fórum do software 3D – o EIAS3D -, que recebia cerca de 100 novo usuários fantasmas por dia. E para resolver, fiz uma pesquisa que resultou na lista de ações abaixo:

  • Adote uma solução de fórum paga

    Se tiver uma grana disponível, invista em um software de fórum pago, pois eles possuem recursos e suporte disponível para isso. No caso do EIAS, fizemos a aquisição do IP.Board, cuja licença custa 175 dólares e a renovação por 6 meses sai por 25 dólares. O valor pode ser salgado, mas vale muito a pena.

    A grande vantagem do IP.Board é que a ferramenta possui uma integração com um webservice da InvisionPower, que aplica o filtro anti-spam no registro de usuários e na publicação de mensagens.

    Se sua preocupação é a migração do conteúdo do seu fórum atual para o novo, os fóruns pagos possuem importadores para os principais fóruns open source do mercado. Mas confira antes de fazer a aquisição;

  • Revise todas as permissões e recursos

    Reveja toda a política de registro e permissão dos usuários, faça uma análise fria de como o SPAM tem entrado no seu fórum.
    Verifique se a confirmação de registro por e-mail e o recurso de captcha estão ativo.

  • Ative o desafio de pergunta e resposta

    Como descrevi anteriormente, os robôs têm habilidade de burlar a verificação por e-mail e o captcha durante o registro. Mas alguns fóruns – como o IP.Board – possuem o desafio de Pergunta e Resposta (Question and Answer Challenge), que permite que você crie uma pergunta, que somente “humanos” possam respondê-la. Por exemplo:

    Quais são as cores do arco-íris?
    E você poderia deixar as seguintes respostas como válidas: violeta, anil, azul, verde, amarelo, alaranjado e vermelho.

    Mas lembre-se de mudar a pergunta/resposta periodicamente.

Enfim, com a aplicação do procedimento acima, conseguimos deixar o fórum estável. Mas convém ficar atento no comportamento do seu fórum, pois os spammers nunca descansam.